Home / Segmentos

Fundamental I

OBSERVAÇÕES, EXPERIMENTOS E SOCIALIZAÇÕES DO SABER

Com base nas observações, nas experimentações e nos desafios lançados, os alunos da Escola GAPPE vão se apropriando dos conhecimentos e construindo valores, que contribuirão com sua formação enquanto cidadão. O contato com a realidade estudada é proporcionado através de aula-passeio, viagens de estudo, experimentações e vivências, que depois são socializados com a comunidade escolar.

CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO E MOVIMENTO

Oportunizamos aos alunos momentos em que desenvolvem a criatividade, a expressão e o movimento, por meio de atividades significativas e desafiadoras.

PROJETOS SIGNIFICATIVOS

Através dos projetos, os alunos participam do processo educacional de forma ativa, produzindo várias atividades de forma significativa, o que facilita a compreensão de conceitos e a assimilação das informações novas. As atitudes em relação à aprendizagem são potencializadas, pois percebem que é necessário despender tempo e esforço cognitivo para realizar determinadas tarefas em função das metas traçadas e isso traz um ganho significativo na construção da autonomia e do protagonismo, que são atitudes fundamentais na formação do aluno.

Quando o conteúdo não pode ser organizado em projetos, o professor aborda os temas a partir da problematização e convida os alunos a enfrentarem o desafio. A busca constante por novas soluções, a socialização de estratégias e a relação saudável com o erro garantem o envolvimento dos alunos com os processos de aprendizagem, mesmo quando não forem lúdicos ou divertidos.

Desta forma, a escola incentiva às sínteses, a tomada de consciência das próprias estratégias no aprendizado, as sistematizações e a construção de novos significados para os conhecimentos antes adquiridos.

SER BILÍNGUE

Vivemos na era da informação e ser bilíngue é uma habilidade que gera oportunidades e traz vantagens na concentração e no desenvolvimento cognitivo. Capacitamos nossos alunos para uma segunda língua, no caso o inglês. A Educação Bilíngue utiliza da interdisciplinaridade como base do seu programa, em que os conteúdos escolares são integrados à língua inglesa de modo a contribuir para seu desenvolvimento até atingir a fluência, de forma natural. Baseia-se nas abordagens CLIL (Content and Language Integrated Learning) e CBTEFL (Content-Based Teaching of English as a Foreign Language) em que a lingual inglesa é utilizada como meio de comunicação e instrução, que contribuirá para o desenvolvimento da língua estrangeira em seus diversos aspectos: vocabulário, gramática, compreensão e produção, tanto oral, quanto escrita.

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Incentivamos os alunos a buscarem o autoconhecimento, propiciando a quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, através do desenvolvimento da autonomia e do protagonismo. Por meio de atividades lúdicas, o ambiente de aprendizagem sensibiliza os alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões, a terem um olhar observador, para que possam identificar ao seu redor oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras, e a serem capazes de fazer o melhor uso possível do dinheiro. Um dos materiais que subsidia este trabalho foi elaborado pelo SEBRAE – através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Buscamos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos. A iniciação científica tem como objetivo formar pessoas capazes de buscar conhecimento e saber utilizá-los, fazendo com que não sejam apenas usuários e sim produtores de conhecimento. Através da pesquisa científica ou tecnológica, Os alunos aprendem a olhar para a realidade, buscando identificar problemas para propor soluções e através respostas para problemas e se aprofundam em temas que lhes interessam, orientadas por professores qualificados.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Em nossa escola, o cuidado com a educação socioemocional  está presente em nossa proposta pedagógica e em todas as relações de convivência, porém sentimos que , nos dias atuais, é preciso ampliar este trabalho. Desta forma, incluímos no currículo o programa educacional da “Escola da Inteligência”, que objetiva, por meio da educação das emoções e da inteligência, da melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Este programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborado pelo Dr. Augusto Cury e bem abrangente, pois conta com a atividades específicas para cada faixa etária, além de encontros de discussão para as famílias.

Currículo do Ensino Fundamental implica na realização de atividades relacionadas a estas áreas do conhecimento:

– Língua Portuguesa
– Língua Inglesa